Por mais autoconfiança que você tenha, em algum momento da sua vida, você vai olhar para alguém e pensar: “Como é que essa pessoa consegue ser tão focada e gerar tantos resultados?”.
Isso não é inveja, nem o tal do “recalque”.
Estamos sempre nos comparando aos outros, até o momento em que começamos a adotar hábitos mais inteligentes e passamos a nos comparar somente com o que éramos antes disso.
Se você está lendo este artigo, é por que a lagarta dentro de você já está querendo despertar a sua borboleta da produtividade. Ótimo.
O próximo passo é você se imaginar adotando dez regrinhas muito utilizadas por pessoas bem sucedidas, que chegaram lá.
E o primeiro deles começou ontem à noite, quando você, antes de dormir, programou todas as tarefas que iria executar hoje, certo?
1 – Planejamento se faz uma noite antes
Em seu livro Enfodere-se!, Caio Carneiro conta como adquiriu mais disciplina para treinar todo dia em uma academia de ginástica.
Simples: ele passou a arrumar a mochila uma noite antes. Assim, quando acordasse, bastava tomar um café da manhã rápido, pegar a mochila e sair.
Sabe o que mais perdemos na vida? Não, não é dinheiro. É tempo.
Produtividade tem tudo a ver com uma melhor gestão de seu tempo.
Dizem que Mark Zuckerberg normalmente usa as mesmas peças de roupa para não desperdiçar seu tempo decidindo o que vestir.
Da mesma forma, Steve Jobs era conhecido pela gola alta preta e calça jeans que usava incessantemente.
Se isso é lenda ou não, jamais saberemos, mas comprova algo que já imaginávamos: as pessoas bem sucedidas sabem que tempo é dinheiro e não querem perder nem um, nem outro.
2 – Antes confiar em uma agenda do que na memória de um elefante
Você já deve ter ouvido a frase: “Os elefantes nunca esquecem”.
Eles nunca esquecem mesmo. Só que nós não temos memória de elefante.
Se você quer se imaginar como uma pessoa mais produtiva e disciplinada, aceite que a sua memória pode falhar e trate de providenciar uma agenda (de papel ou eletrônica) para registrar as suas atividades diárias.
Existem sites e aplicativos como o Trello, que são ótimos para fazermos nosso planejamento diário.
3 – A arte de definir prioridades
Não adianta nada pensar nas suas responsabilidades uma noite antes sem saber quais devem ter prioridade no seu dia.
Uma sugestão é classificar as suas tarefas dessa forma:
- Tarefas urgentes: devem ser feitas na 1° parte do dia
- Atividades curtas e rápidas: a finalização delas garantirá uma motivação maior para o seu dia
- Decisões difíceis: qualquer momento do dia, mas com a mente descansada
- Hábitos saudáveis: praticar atividade física, ler, assistir a um curso online
- Pequenas tarefas, grandes finalizações
Chegou o momento da execução, mas você tem uma tarefa muito complexa para finalizar. Como você está em um dia extremamente produtivo, o que você fará? Dividirá essa tarefa em outras pequenas, para resolvê-la em partes e finalizá-la com sucesso.
4 – Recompense-se
As distrações são um dos maiores inimigos da nossa produtividade. Ficamos conectados o dia inteiro e isso acaba dificultando nossa concentração.
Portanto, cada vez que você finalizar uma tarefa, você se recompensa com alguma distração. E em seguida recomeça outra tarefa com a energia renovada.
Essas pausas são extremamente importantes para que você analise o que foi feito e perceba erros e ineficiências.
5 – Estabeleça metas realistas e prazos folgados
Isso vale não só para tarefas profissionais, mas para tudo na sua vida (emagrecer, parar de fumar, começar a praticar uma atividade física, etc.).
Quando você define uma meta que sabe que poderá alcançar, você se sente uma pessoa mais produtiva quando consegue atingir seus objetivos.
6 – Sem essa de ser multitarefas
Cuidado: fazer milhões de coisas ao mesmo tempo é não fazer nada por completo.
Se precisar, escolha um dia por semana para cada tarefa.
Ou faça como muitos vendedores: estipule metas para a semana inteira e tente adiantá-las ao máximo no começo da semana, quando costumamos ser mais produtivos.
7 – Comece um projeto imaginando o seu final
Quando você executa algo sabendo o que deseja alcançar, as chances de ter que refazer alguma parte diminuem consideravelmente.
8 – Elimine o que durar muito e gerar pouco (ou nenhum) resultado
Se não puder fazer isso todos os dias, tente fazer a cada semana: elimine da sua rotina tarefas que tomam muito seu tempo, mas que não te agregam nada.
Cada pessoa tem o seu próprio calcanhar de aquiles: jogos de vídeo game, seriados na TV, filmes ou qualquer outra distração que ocupe grande parte de suas horas.
Elas são necessárias para preservar a sua saúde mental, mas não podem te dominar, a ponto de você deixar de lado suas responsabilidades profissionais.
Não se esqueça: só se consegue ser mais produtivo e disciplinado quando se direciona o foco para algo que irá te dar um retorno.
9 – Seu progresso precisa ser visto inicialmente…por você
Antes que os outros possam perceber nosso progresso, ele deve ser notado por nós.
Aplicativos como o Trello podem ser extremamente úteis nessas horas, para que você tenha um quadro geral de tudo o que executou na semana e o que falta você finalizar.
Isso vale para tudo: atividades profissionais, dieta, quantidade de exercícios físicos por semana, medição de calorias gastas, etc.
É como perder peso: quando começa a dar certo, você automaticamente passa a abandonar tudo aquilo que te impedia de chegar aos resultados.
10 – Afinal, produtividade tem a ver com progresso e isso só se consegue com muita disciplina.
Portanto, ser mais produtivo exige não apenas disciplina, mas foco. Disciplina remete à consistência, a fazer várias vezes uma coisa que vá te dar um retorno.
Já o foco tem a ver com direcionar sua atenção ao que realmente importa, aprendendo a dominar suas distrações, para que elas não consumam grande parte do seu tempo.
Ser uma pessoa produtiva dá trabalho, mas gera resultados.
Insista um pouco a cada dia na sua evolução.
Confira também: Liderança Criativa, a arte de estimular o pensamento inovador dentro de suas equipes