A volta triunfante da sua marca nos eventos presenciais

O que as marcas Budweiser, Chevrolet Onix, Adidas, Doritos, Coca-Cola e Mc Donald´s têm em comum?

Todas elas estavam em um dos maiores festivais de música realizados no Brasil, o Lollapalooza Brasil, que em 2022 aconteceu entre os dias 25 e 27 de março, recebeu mais de 70 artistas e atraiu mais de 300 mil pessoas.

Seja através de espaços interativos, experiências ao vivo ou outro tipo de ação, a ativação de marcas em eventos presenciais está voltando com tudo.

“Quem não é visto, não é lembrado”, certo?

Mas em qual tipo de evento investir?

Inicialmente identifique aqueles que realmente irão reforçar a relação da sua marca com os seus consumidores.

A pandemia de Covid-19 produziu um mundo mais ansioso do que nunca, com consumidores mais focados em seus propósitos pessoais, com novos anseios e objetivos.

Há uma preocupação maior da sociedade por pautas como inclusão social e diversidade, proteção do meio ambiente e bem estar da população.

As empresas devem atuar em sintonia com o contexto social de seus consumidores. Caso contrário, poderão perdê-los para outras com mais responsabilidade social.

É essencial a uma marca saber ouvi-los através das redes sociais, para que as suas ações de comunicação estejam em total sintonia com o que eles esperam dela.

Portanto, a retomada aos eventos presenciais exige um eficiente planejamento de marketing online e off-line.

Afinal, uma estratégia não exclui a outra.

Atualmente as pessoas estão muito mais tempo online, seja se divertindo, comprando produtos e adquirindo serviços ou mesmo buscando mais informação.

Independentemente do formato do evento, o ideal é que você adote estratégias híbridas, para que o retorno de sua marca aos eventos presenciais esteja alinhado às suas estratégias online.

É possível, por exemplo, realizar a degustação de um produto nos pontos de venda físicos, ao mesmo tempo em que é realizada uma campanha online para levar o público até o evento.

E por onde começar para planejar as ações voltadas aos eventos presenciais?

  1. Escolha o tipo de evento que esteja mais alinhado com as estratégias de crescimento da sua marca: em muitos casos, é válido, por exemplo, decidir se a marca deve investir em feiras abertas ao público em geral ou em férias exclusivas aos profissionais da área.

Normalmente os critérios na escolha do evento envolvem a estratégia global da empresa, o orçamento destinado às ações presenciais e as próprias tendências do mercado.

  1. Desenvolva um plano de ação, de acordo com o objetivo principal daquelas ações.

Seu evento deve ter um objetivo que defina o que a sua marca quer alcançar com aquela volta aos eventos presenciais: fortalecer o relacionamento com os seus clientes, promover os valores da sua empresa, analisar o mercado, lançar novos produtos, entre outros.

O plano de ação deve incluir ainda quanto será necessário de investimento, considerando custos com o stand, a logística e, se necessário, os brindes promocionais.

  1. Elabore um plano de marketing exclusivamente para o evento, buscando estimar quantos visitantes são esperados e quais ações deverão ser tomadas para que a marca seja reforçada na mente deles.

Existem diversas ações de marketing que podem ser atreladas ao seu evento presencial, tais como o envio de convites personalizados, o desenvolvimento de uma campanha de mailing e o reforço dos atributos da marca por meio das redes sociais.

  1. Selecione cuidadosamente a sua equipe de vendas e invista em um treinamento que possa reforçar em seus profissionais habilidades essenciais no trabalho dentro do stand, tais como simpatia, conhecimento dos benefícios do produto e uma eficiente comunicação.

 

  1. Capriche na identidade visual de sua marca. Abuse da criatividade na estrutura do evento, no design dos brindes promocionais, no aspecto visual da roupa das pessoas, entre muitas outras possibilidades.

Esses detalhes devem ser baseados na mensagem que a sua marca deseja transmitir.

Deve ser, portanto, totalmente personalizada e estratégica o suficiente para atrair os visitantes para o seu evento.

Além destes cinco fatores, muitos outros podem compor o checklist de ativação da sua marca nos eventos presenciais.

Afinal, melhor do que uma marca sumida é aquela que pode dizer “Hasta La Vista, Baby”, depois de oferecer uma experiência única aos seus consumidores.

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