Pandemia seguida de guerra: quando o mundo achou que iria passar por isso?
De alguma maneira, essas turbulências mundiais acabam impactando diretamente no mercado de trabalho e na vida de cada um de nós.
Isso acaba sendo refletido dentro do próprio ambiente de trabalho: pequenos conflitos se tornam mais constantes e um clima de pessimismo e negatividade se instala entre alguns profissionais.
Para os gestores, eis um desafio à parte. Como gerir equipes contaminadas pela negatividade de alguns?
Em épocas assim, quando o futuro da economia mundial é incerto, pessoas negativas representam um dos maiores empecilhos à produtividade de suas equipes.
Neutralizar profissionais que não se entusiasmam com as iniciativas da equipe passa a ser um dos maiores desafios para os gestores.
No universo corporativo, são visíveis três tipos de pessimistas: aqueles que possuem um perfil mais controlador, que são as pessoas invasivas e adoram se intrometer na vida privada dos colegas, alegando que sabem o que “é melhor” para eles.
Há ainda os pessimistas dramáticos, que adoram se vitimizar e acabam tornando qualquer ambiente mais “pesado”.
Já os pessimistas derrotistas estão sempre de mau humor e reclamando da empresa, do gestor ou mesmo de outros colegas de trabalho.
Independentemente de qual deles esteja próximo a você na sua rotina profissional, existem certas atitudes que você deve tomar, para não se contaminar pelo pessimismo deles:
Porém, se você lidera uma equipe, se atente aos sinais: mau humor em excesso, fadiga, irritabilidade e insatisfação constante podem ser sinais de distimia, a chamada “doença do mau humor”, considerada como um tipo de depressão.
- Crie barreiras emocionais para não se contaminar pelo pessimismo
Não é necessário chegar ao ponto de ignorar os pessimistas. Ouça-os, deixe que desabafem, mas não se contamine.
Sabe o famoso “entrar por um ouvido e sair pelo outro”? É exatamente isso.
Em determinada situações, o ideal é que você fale com os pessimistas apenas amenidades ou assuntos relacionados ao trabalho.
- Imponha limites aos pessimistas, a respeito dos assuntos que você quer evitar
O que é combinado não é caro: estabeleça junto ao pessimista certos limites a respeito dos assuntos que você se sente mais à vontade.
Nada de colocar panos quentes: utilize ao máximo sua franqueza diante dos pessimistas
Se você perceber que um determinado comportamental do pessimista acabou sendo prejudicial a alguém da equipe, informe-o.
- Espalhe serenidade e inteligência emocional
Imagine a seguinte situação: seu colega de trabalho pessimista passa um tempão se queixando do ambiente de trabalho, da empresa ou do gestor.
Isso pode te desconcentrar e atrapalhar a sua produtividade.
Às vezes, tudo o que um pessimista deseja é ser ouvido. Pratique a escuta ativa, ouvindo suas queixas com atenção e inteligência emocional.
Em seguida, exponha argumentos que permitam ao seu colega de trabalho repensar no assunto.
- Estimule sucessivos projetos em grupo
É muito mais fácil uma pessoa pessimista influenciar outras quando ambas trabalham lado a lado, cada uma com a sua atividade.
Em grupo, essa influência negativa é reduzida. Quanto mais pessoas atuando juntas, maiores serão as chances de que as conversas sejam mais leves.
- Adote o estigma de “super líder contra o baixo astral”
Um líder bem humorado consegue manter o ambiente de trabalho constantemente descontraído, o que acaba inibindo qualquer tentativa dos pessimistas em contaminarem o grupo com sua negatividade.
Isso vale também se o pessimista for apenas um colega de trabalho e você não aguenta mais as lamúrias dele.
A melhor arma contra o baixo astral ainda é o humor.
- Desenvolva ações motivadoras que promovam a inteligência emocional
Mais do que prestar atenção à saúde mental e ao nível motivacional individual de cada membro de sua equipe, o líder deve buscar formas de reforçar a integração entre seus funcionários.
Só os gestores sabem quais, dentro de suas equipes, são os funcionários mais satisfeitos e quais são aqueles que demonstram mais desânimo e pessimismo.
Uma ação interessante é colocar um tipo de cada desses atuando juntos, em duplas, em uma espécie de job rotation, para que eles possam aprender novas funções e se sentirem mais valorizados.
- Invista na Melhoria Contínua de seus colaboradores
Você sabe qual é uma das ações que mais motivam funcionários dentro de uma empresa? É o investimento em capacitações.
Além de tornar o colaborador mais motivado, cursos patrocinados pela empresa podem reforçar a sua saúde mental, visto que reduzem possíveis deficiências que eles venham a ter em determinada área, além de aumentar as chances de apresentarem resultados cada vez melhores.
- Torne-se um líder especializado na distribuição justa de tarefas
Por diversas ocasiões, um funcionário está insatisfeito porque se sente sobrecarregado de tarefas. Com isso, provavelmente seu nível de negatividade irá aumentar e poderá contaminar o humor de outros funcionários.
Gestores realmente eficientes devem dedicar uma atenção maior à divisão de tarefas, de modo a evitar que alguns acabem esgotados emocionalmente por estarem assumindo mais responsabilidades que os demais.
De um modo geral, a forma com que gestores e demais profissionais tratam suas próprias emoções e lidam com a de seus colegas pode influenciar diretamente no clima organizacional e no desempenho das equipes.
É nesses momentos que os líderes devem incentivar a inteligência emocional dentro de suas equipes, instruindo alguns deles a prestarem apoio àqueles que estão mais insatisfeitos e apreensivos.
Confira também: “Diga-me como se comunica e eu te direi se você sabe se vender”