Indiscutivelmente os eventos online vieram para ficar. São fáceis de organizar, possuem um menor investimento e um longo alcance de público.
(Isso tudo sem falar no forte engajamento proporcionado pelos chats que promovem a interação entre quem assiste e quem apresenta).
Ao mesmo tempo, os eventos presenciais voltaram com força total.
Segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), o setor de eventos presenciais movimenta anualmente R$ 314, 2 bilhões, distribuídos em mais de 590 mil atividades ao redor do país.
A principal vantagem deste tipo de evento é a possibilidade de empresários e demais profissionais reforçarem o próprio networking, já que um evento presencial normalmente aproxima pessoas que atuam no mesmo setor ou em áreas complementares à sua.
As empresas que quiserem se manter competitivas terão que desenvolver estratégias de vendas tanto para eventos online, quanto para os presenciais.
Em se tratando especificamente dos eventos presenciais, o erro de muitas organizações é investir em apenas um tipo e desprezar os demais.
É importante descobrir que tipo de evento produz os melhores resultados para o seu negócio.
E, afinal, quais são os tipos de eventos presenciais? A seguir listamos seis dos mais comuns.
Café da manhã empresarial
Depois de quase dois anos trabalhando em casa, muitos profissionais ainda estão se readaptando ao trabalho presencial.
Uma das melhores maneiras de você motivar seus colaboradores e reintegrá-los ao modelo de trabalho tradicional é, sem dúvidas, oferecendo-lhes periódicos cafés da manhã dentro da sua própria empresa.
Um café da manhã empresarial, além de dar muito mais disposição aos profissionais, pode integrá-los a outros setores e reforçar a imagem que eles têm sobre a sua empresa.
Este tipo de evento é uma ótima maneira de reforçar o nível de produtividade e o grau de cooperação entre os seus funcionários.
Happy Hour
Desde a volta do modelo de trabalho presencial, têm-se observado em algumas empresas muitos profissionais com graves quadros de burnout e de esgotamento físico e mental.
Organizar um happy hour para os funcionários pode amenizar qualquer tipo de cansaço que eles eventualmente tenham durante o expediente de trabalho.
Sem falar que, tal como o café da manhã empresarial, este tipo de evento provavelmente pode reforçar as conexões entre os membros de suas equipes, à medida que lhes permite trocar informações.
A grande vantagem do happy hour é que ele pode ser realizado junto com outro tipo de evento presencial, como uma convenção, workshop ou palestra.
Mesa-Redonda
Também chamadas de rodadas de negócios, as mesas-redondas podem ser muito úteis para que os gestores (ou empresários) da sua empresa apresentem soluções conjuntas sobre diferentes problemas envolvendo a rotina do seu negócio.
De outra forma, uma mesa-redonda pode ainda incentivar os seus funcionários a apresentarem novas ideias para o seu negócio.
Muitas vezes, este tipo de evento ocorre após uma palestra, um workshop ou dentro de uma convenção.
Feiras, conferências e convenções
Sem dúvidas, as feiras e convenções são um dos principais eventos presenciais na conversão de novos clientes e na manutenção do relacionamento daqueles já existentes.
Através destes eventos, você pode analisar a concorrência do seu negócio, convidar possíveis parceiros e clientes para apresentar suas novidades e ter um feedback deles a respeito dos seus potenciais de mercado.
Para os seus funcionários, este tipo de evento é uma ótima forma de eles expandirem o networking e participarem de workshops e palestras, além de aprenderem a partir da vivência de empresários de seu setor.
Workshop
Muito se fala sobre funil de vendas nos dias atuais. Afinal, é por meio dele que se pode atrair possíveis novos clientes, encantá-los e fazer com que comprem o seu produto ou serviço.
Normalmente, no topo do funil você deve disponibilizar conteúdo que atraia um determinado público-alvo.
Se você parar para pensar, o workshop pode fazer o mesmo, mas presencialmente.
Através deste tipo de evento, você pode reunir profissionais para falarem sobre algum tema específico como marketing, vendas ou inovação.
Um workshop é sempre uma excelente oportunidade de se reforçar a interação da sua marca com aqueles que você deseja atrair.
Palestra
A palestra é um evento muito parecido com o workshop, com a diferença de que neste é possível ao participante interagir com o palestrante.
Na palestra, o público consegue interagir no máximo realizando perguntas no final. O ideal é que este tipo de evento seja realizado em um auditório.
E a pergunta de um milhão de dólares é: em quais destes eventos presenciais sua empresa deve investir? Naqueles que melhor atenderem às suas estratégias de marketing e vendas.
O essencial é que você tenha em mente que alguns serão destinados aos seus clientes externos e outros devem ser realizados pensando nos seus clientes internos (os seus funcionários).
Só não fique de fora!
Se a Bienal do Livro de São Paulo atraiu 660 mil visitantes (dez por cento a mais do que a edição de 2018), pense quantos clientes sua empresa poderá atrair ao investir em seus próprios eventos presenciais.