Quantas dessas 10 soft skills você pode chamar de suas?

(Confira as principais competências comportamentais valorizadas pelas empresas em 2022)

 

Costuma-se afirmar que as habilidades técnicas (hard skills) são fundamentais na contratação de um profissional.

No entanto, serão as suas competências comportamentais (soft skills) que o manterão em seu emprego.

Embora sejam vantagens competitivas difíceis de mensurar, as competências comportamentais estão diretamente associadas à capacidade de um profissional em estabelecer boas relações dentro do ambiente de trabalho.

Ao contrário das hard skills, as soft skills são importantes tanto dentro, quanto fora do seu ambiente profissional.

Confira a seguir dez das soft skills mais valorizadas por gestores e descubra quais delas você precisa desenvolver melhor.

 

  1. A arte de se comunicar na empresa, nos almoços de família, na roda de amigos (ou em qualquer lugar)

A comunicação é, sem dúvidas, uma das principais habilidades que um profissional deve desenvolver.

Mais do que apenas falar corretamente, com um timbre de voz apropriado, saber se comunicar envolve a prática da escuta ativa, o controle dos movimentos corporais e a autoanálise de sua linguagem corporal.

Uma comunicação eficaz reforça a sua empatia diante de outras pessoas e evita possíveis conflitos.

 

  1. A importância do pensamento crítico na resolução de problemas

Uma das qualidades mais esperadas a um profissional é a criatividade, constantemente associada à capacidade de inovação.

De um modo geral, ter pensamento crítico é ser capaz de pensar racionalmente, de uma forma analítica, sem se deixar influenciar pelo pensamento alheio.

Quem tem pensamento crítico sabe aprender com os outros, ao invés de simplesmente acumular passivamente informações das demais pessoas.

 

  1. A Resiliência necessária para saber se adaptar a qualquer cenário

A pandemia de Covid-19 só reforçou a importância desta soft skill. Empresas têm valorizado cada vez mais os profissionais preparados para se adaptar a diferentes cenários.

Resiliência, portanto, está diretamente associada à capacidade de vencer qualquer tipo de obstáculo ou mesmo mudanças inesperadas.

O profissional resiliente sabe se manter otimista, trabalha suas forças e fraquezas com equilíbrio e mantém certa inteligência emocional diante de possíveis adversidades.

 

  1. O intraempreendedorismo

Por mais que você não pense em abrir um negócio neste momento, se você desenvolver sua capacidade de analisar mercados, detectar novas oportunidades de negócios e dispor de estratégias que transformem ideias em produtos ou serviços, você certamente será o tipo de profissional que as empresas disputarão a tapa.

 

  1. A mentalidade de crescimento e o perfil voltado para um aprendizado contínuo

A chamada mentalidade de crescimento (growth mindset) é uma soft skill baseada na capacidade que um profissional tem em reforçar suas principais qualidades a partir de críticas construtivas, de erros cometidos no seu dia a dia e dos desafios que precisa enfrentar.

Em outras palavras: o profissional com uma mentalidade de crescimento é um “lifelong learning”, ou seja: uma pessoa que passa sua vida inteira aprendendo mais e mais, se aprimorando através de tudo o que puder (cursos, livros, palestras ou mesmo educação à distância).

 

  1. Inteligência emocional

O conceito de inteligência emocional engloba basicamente o controle das próprias emoções, o quanto o profissional se mantém motivado todos os dias, seu nível de empatia em relação aos seus colegas de trabalho, dentre outros aspectos.

Certamente esta é uma das soft skills mais valorizadas e atualmente há vasto material disponível, além de livros e cursos, para os profissionais que desejam reforçá-la.

 

  1. Execução Inovadora

Foi-se o tempo em que bastava ao profissional apenas fazer o seu trabalho e atingir os objetivos aos quais foi designado.

Atualmente as empresas esperam mais do que isso, esperam do profissional mais do que proatividade. Desejam que ele demonstre o quanto sabe executar qualquer tipo de tarefa que lhe seja dada.

 

  1. Liderança criativa

A liderança criativa é um estilo de liderança baseado na capacidade de motivar equipes rumo a possíveis mudanças.

O líder criativo é inovador. Trabalha com os olhos voltados para o futuro, para demandas que ainda não foram totalmente exploradas.

Este profissional explora a sua própria empatia para motivar os demais a acreditarem em algum projeto ou em alguma sugestão de melhoria.

 

  1. Gestão de tempo

Você é daqueles profissionais que organiza as tarefas do dia uma noite antes?

Sabe realmente definir prioridades? Possui uma agenda (de papel ou eletrônica) destinada a gerenciar suas responsabilidades semanais?

Se você respondeu sim a, pelo menos, uma dessas três perguntas, você está se tornado expert em gestão de tempo.

Grande parte dos gestores sabe que o que mais se perde na vida é tempo.

Portanto, aqueles profissionais que sabem otimizar suas horas, resolvendo o máximo de demandas possível, certamente são muito disputados no mercado.

 

  1. Empatia para estabelecer boas relações profissionais

Mais do que somente se colocar no lugar do outro, a empatia está diretamente relacionada à capacidade de um profissional em estabelecer conexões não somente com seus colegas de trabalho, mas com seus gestores e clientes.

Quanto melhor você entender as dores e necessidades de seus clientes, maior será seu poder de persuasão e sua simpatia junto a eles.

Depois de conhecer dez soft skills extremamente valorizadas no universo corporativo, cabe a você buscar mais informações para fortalecê-las.

Nem sempre é fácil controlar as emoções, mas é possível se policiar, evitando ações intempestivas dentro do ambiente profissional.

Assim, quando uma emoção mais inesperada surgir, mantenha a serenidade necessária para que o sentimento em questão desapareça e seja substituído por outro.

 

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